Tratado TNP - vertaling naar portugees
Diclib.com
Woordenboek ChatGPT
Voer een woord of zin in in een taal naar keuze 👆
Taal:

Vertaling en analyse van woorden door kunstmatige intelligentie ChatGPT

Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:

  • hoe het woord wordt gebruikt
  • gebruiksfrequentie
  • het wordt vaker gebruikt in mondelinge of schriftelijke toespraken
  • opties voor woordvertaling
  • Gebruiksvoorbeelden (meerdere zinnen met vertaling)
  • etymologie

Tratado TNP - vertaling naar portugees

Tratado de Não-Proliferação Nuclear; Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares; TNP; Tratado de não proliferação de armas nucleares; Tratado de Não Proliferação Nuclear

Tratado TNP      
(Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares) Договор ДНЯО (о нераспространении ядерного оружия)
Tratado TNP      
(Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares) Договор ДНЯО (о нераспространении ядерного оружия)
tratado         
ACORDO FIRMADO ENTRE SUJEITOS DO DIREITO INTERNACIONAL
Tratado internacional; Tratado (direito internacional); Tratados internacionais; Convenção internacional; Tratados; Acordos internacionais; Acordo internacional; Tratado (direito internacional público)
научный труд, трактат

Definitie

tratado
adj (part de tratar)
1 Que recebeu cuidados de alimentação, vestuário etc.: Detentos bem tratados.
2 Estudado, aprofundado: Assuntos bem tratados.
3 Cuidado, cultivado: Lavoura bem tratada
sm
1 Obra desenvolvida, que expõe ordenadamente os princípios de uma ciência ou arte.
2 Dir Ato pelo qual dois ou mais Estados convencionam, expressamente, entre si, estipulações que firmam e regulam relações ou operações recíprocas, de natureza jurídica, política ou econômica.
3 Convênio, convenção; coisa convencionada.

Wikipedia

Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares

O Tratado de não proliferação de armas nucleares (TNP) é um acordo entre Estados soberanos assinado em 1968, vigorando a partir de 5 de março de 1970. Atualmente conta com a adesão de 189 países, cinco dos quais reconhecem ser detentores de armas nucleares: Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China — que são também os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.

Em sua origem, o Tratado tinha como objetivo limitar o armamento nuclear desses cinco países — sendo que a antiga União Soviética foi substituída pela Rússia —, que ficaram obrigados a não transferir essas armas para os chamados "países não nucleares", nem auxiliá-los a obtê-las. A China e a França, entretanto, não ratificaram o tratado até 1992.

Considerado pelos seus signatários como pedra fundamental dos esforços internacionais para evitar a disseminação de armas nucleares e para viabilizar o uso pacífico de tecnologia nuclear da forma mais ampla possível, o Tratado, paradoxalmente, apoia-se na desigualdade de direitos, uma vez que congela a chamada geometria do poder nuclear em nome da conjuração do risco de destruição da civilização.

Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido e China — todos signatários do TNP — possuem 90% das armas nucleares, sendo o restante distribuído entre Índia, Paquistão, Israel e Coreia do Norte.